15.5.08

Os 15 KBytes de Fama

Seguidamente recebemos e-mails com correntes de [coloque o nome de seu santo favorito aqui] ou "alerta de vírus" ou "atenção para novo golpe" e a maioria são simplesmente mais do mesmo, com histórias repetidas com algumas adaptações para dar credibilidade e conseguir o tão sonhado Foward (Encaminhar) por um spammer.

Mas hoje recebi algo um pouco diferente. Um sujeito daqui de Porto Alegre contando que estava comendo uma massa em um shopping de Porto Alegre, feito por um restaurante famoso, e achou no seu prato nada mais, nada menos que uma barata!

Isso mesmo que você leu: uma barata!

Não era um cabelo ou mosquito que podiam acidentalmente ter caido no prato, ainda mais em um lugar movimentado. Era um inseto grande e particularmente nojeto, habitante de esgotos, que estava nadando (sentido figurado, já que o bicho estava morto) no seu molho de queijo.

O sujeito então conta no e-mail que procurou o gerente do estabelecimento e que este agiu com naturalidade diante da reclamação. Eu acho essa parte forçada e possívelmente inventada, pois acho impossível alguém agir com naturalidade quando um prato do seu restaurante tem uma barata dentro, mas enfim... Ele disse que recebeu uma oferta de outros pratos cortesia, etc.

Então o que fez o sujeito: tirou fotos da barata em seu prato com o celular e mandou um e-mail para seus conhecidos contando o ocorrido. Claro que o tom grotesco do fato fez que com a mensagem ganhasse vários "FW:". Tanto que chegou em mim e eu nem conheço o sujeito.

Mas então eu pergunto: ele agiu de forma correta? Ou ele estava tentando ser mais uma fugaz celebridade da internet?

Minha opinião é que esse tipo de e-mail é criado e enviado mais por vaidade do que por cidadania. Sempre passa aquilo pela cabeça: "o pessoal não vai acreditar se eu passar isso por e-mail pra eles". E a pessoa quer ficar famosa com o fato e não duvido que isso vá parar em sites e até jornal/rádios menos confiáveis e mais sensacionalistas, como já aconteceu muito no passado.

Mas a segunda pergunta é: essa foi uma atitude cidadã?

Obviamente que não! Não estou descartando ou ridicularizando a denúncia, mas passar um e-mail para os "conhecidos" não resolveu problema algum. Talvez as poucas pessoas que leram e viram as fotos nunca vão ao restaurante novamente e até contem para outras pessoas. Mas existem milhares e milhares de outras que nunca lerão nem ficarão sabendo do tal fato, e poderão saborear seu delicioso macarrão com molho de queijo com barata à vontade.

E a terceira pegunta então é: qual seria a atitude correta num caso desse?

Muito simples: denúncia. Você como um cidadão que se depara com uma situação gravísssima dessas deve notificar autoridades competentes sobre o assunto. Como competente eu digo alguém que tenha a condição de verificar o problema e fechar o estabelecimento, caso comprovadas as irregularidades. Nesse caso o orgão seria a vigilância sanitária que poderia averiguar a denúncia e lacrar o tal restaurante, impedindo que muitas outras pessoas desavisadas continuassem a comer porcaria.

É o mal que enfrentamos hoje: o individual X coletivo. Eu tenho que ver o "meu lado" e o resto que se exploda.

Ter os seus 15 KBytes de fama valem mais que tornar a sociedade um lugar melhor.

Um mundo perdido, sem dúvidas... =[

Nenhum comentário: