14.5.08

Convergência = Síndrome do Pato?


Eu ouço falar em convergência desde a época dos falecidos Palm Tops/PDAs, quando já especulavam sobre um aparelinho mágico que faria tudo: computador, celular, fotos, música, filmes, TV, internet, e-mail, cafezinho, cafuné e cortar a unha do dedão do pé. O tudo-em-um era o futuro dos aparelhos móveis.

Pois o futuro chegou e temos máquinas incríveis que fazem quase tudo (o cafuné ainda é uma feature muito avançada para a nossa época).

Mas a pergunta é: isso realmente funciona como deveria? O N95 é o nosso Personal All in One Fazedor Tabajara? Até que ponto esse tipo de tecnologia é válida.

Um exemplo mais claro. Eu fiquei particularmente empolgado com o sugimento dos primeiros MP3 players, pois fita K7 já era há séculos, Discman com CD só pra ti ouvir sentado, e um CD (de música) por vez. Com o MP3 era possível ter aparelhos minúsculos que carregam 100, 200, 1000, 10000 músicas e são extremamente portáteis, sem problemas de pular, etc. O paraíso.

Mas MP3 é uma abreviatura de MPEG-1 Audio Layer 3, ou seja, a versão 3 de um formato de audio chamado MPEG-1. Mas logo veio o formato MP4 que suportava vídeo e com isso aparelhos de MP4. Mas o rótulo MP serviu para designar quantas features o aparelho tem. Algo como:

MP3 - Música
MP4 - Vídeo
MP5 - Camera
MP6 - TV
MP7 - Celular

Quem sabe um dia temos o MP30, que vai ter o cafuné! :P


N95 caseiro, o MP7 Roots!

Mas a verdade é que a maioria do que temos no mercado
cumpre mal e porcamente as suas 899898390483 features. Algo que eu chamo de Síndrome do Pato.

Ops, pato errado! (Devidamente resgistrada no Cadastro de Piadas Infames, protocolo 983648)


Agora sim!

O pato é uma criatura estranha e infeliz. Ele tem habilidades que poucos outros seres vivos têm. Ele sabe voar, nadar e andar!!!

Mas nenhum desses ele faz bem! :-(

Somos inundados por produtos de origem mais do que duvidosa que promete mundos-e-fundos, mas que entrega qualidade medíocre.

Eu adotei como estilo usar ferramentas espefícas para cada caso. Eu uso um celular para telefonar, uma camera digital para tirar fotos, um MP3/MP4 player para música e vídeos on-the-go e assim por diante. Dessa forma eu posso estar gastando mais comprando mais produtos, mas tenho a certeza de contar com uma qualidade melhor para cada um.

E você, o que acha?

Nenhum comentário: